Rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de ratazana, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro como gabiru ou rato-de-couro. O rato-preto surgiu no Sudeste da Ásia, e depois passou a ser encontrado na Europa por volta do século VIII, na África no século XVI e na América do Norte no século XVII. Na América do Sul, chegou junto com as expedições dos primeiros exploradores, tendo seu primeiro registro em 1544, no Peru.
Seu refúgio em barcos e também a urbanização de seu habitat, eliminando os possíveis predadores de sua espécie, são alguns dos factores que têm contribuído para sua proliferação, tornando-os verdadeiros comensais humanos.
O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com material que encontrar.
Sua gestação é de 21 dias, e a fêmea fica grávida novamente no mesmo dia que nasce a 1ª ninhada. Os filhotes que nascem são desmamados após 3 semanas e sua maturidade sexual, fase em que já atingiu todo seu desenvolvimento, é observada aos 3 meses de idade.
Em áreas urbanas este rato possui hábitos nocturnos. Mede cerca de 40 cm, possuindo cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo, orelha longa quase sem pêlos e pés sem membranas interdigitais.
O rato-preto pode ser um perigo para a saúde pública visto que está associado a doenças perigosas como peste bubónica, tifo e toxoplasmose, por exemplo.
Definição antropológica:
Gabiru é uma gíria antiga que caracterizava o homem, geralmente mais velho que fica dando em cima das meninas. Era chamado também de Gabiru aquele que partia para o ataque em todas as ocasiões. Não escapa freira nem padre. Também é conhecido por gavião, papa figo, etc. É o actual papa-todas. Se tiver mais de 20Kg, estou chegando. (Versão Brasileira).
(Até à hora de fecho do post ainda não tinha chegado nenhuma fotografia ilustrativa deste exemplar. As minhas sinceras desculpas!)
Qualquer semelhança entre as duas definições é pura coincidência.
Até nem-eu-sei-quando!
4 comments:
"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo...Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida..." - Fernando Pessoa
Lindo!!! Se tiver mais de 20kg tou chegando!!! HAHAAHHAHAHA.
O Gabiru é aquele que chega chegando memo!!!
Abracos
Consigliere - Deixa o chocapic...
Mete la ai posts novos pah!
Quero cu
Post a Comment